terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tutorial Atualização e recuperação da BIOS



Uma atualização de BIOS tem por finalidade basicamente duas coisas: adicionar suporte a novos dispositivos, tendo os maiores exemplos o suporte a novos processadores e o suporte a HDs de maior capacidade, e corrigir incompatibilidades, como algum parâmetro que torna o sistema instável com algum modelo de placa de vídeo, por exemplo. Paralelamente podem haver algumas outras mudanças, como adição de opções ao Setup bem como uma reorganização do mesmo; não é, entretanto, algo muito comum. A atualização é feita por um programa especial chamado utilitário de gravação (ou "flasher"). Cada desenvolvedor de BIOS disponibiliza seu próprio programa para atualização: AwardBIOS Flash Utility, para Award/Phoenix; AMI Firmware Update Utility, para AMI.

Para atualizar o BIOS, primeiramente seus endereços são apagados para depois serem programados com a nova versão. Por isso é perceptível que se acontecer qualquer problema durante a atualização (como uma queda de luz ou qualquer erro) e esta não for terminada corretamente, você terá um BIOS INCOMPLETO no seu sistema, o que significa que provavelmente a máquina não irá mais dar boot depois que você reiniciar. A mesma coisa vale para o caso de uma atualização com o arquivo errado, feito para outro modelo de placa-mãe. Assim, na ocasião de qualquer erro de gravação, NÃO REINICIE NEM DESLIGUE o PC, tente novamente e, se persistir o problema, experimente outras versões dos utilitários de gravação bem como o Uniflash, programa universal para BIOS AMI e Award.
Pelo que já foi dito, fica evidente que é recomendável atualizar o BIOS apenas se realmente for necessário. Se o seu PC estiver funcionando bem, evite riscos atualizando sem motivo.


Image Hosted by ImageShack.us

0 comentários:

Postar um comentário


CHAT ONLINE ! ! !

AKI TEM TUDO FULL © 2008 Template by:
SkinCorner